Blog Dicas sobre fitness

6 formas de usar o Instagram para aumentar o sucesso da sua academia

6 formas de usar o Instagram para aumentar o sucesso da sua academia

22 de Abril de 2019

Quem tem uma academia sabe: divulgar suas ações da melhor forma possível é o caminho para o sucesso. Afinal, quem não quer ver uma imagem motivacional para mudar o estilo de vida, não é mesmo? Por isso, é indispensável que você saiba como usar o Instagram e, com ele, atrair o sucesso que a sua academia merece. 

Apenas no Brasil, são mais de 50 milhões de usuários da rede social. Dessa forma, faz-se necessário utilizar da plataforma de fotos e vídeos como um valioso diferencial competitivo. Pensando nisso, trazemos as 6 melhores dicas de como usar o Instagram para aumentar a popularidade do seu negócio e, também, o número de alunos! Confira!


1. Apresente um perfil ‘fitness’

É importante que seus conteúdos estejam sempre ligados a uma imagem fitness. Se puder utilizar de recursos audiovisuais da própria academia, com os alunos que já obtiveram bons resultados, isso engaja ainda mais o seu público. A perspectiva aqui é que, seja consciente ou inconscientemente, a sua academia se torne referência para quem busca mudar de vida.

2. Antes e depois

Em sintonia com a dica acima, mostrar o ‘antes e depois’ de pessoas que estiveram no seu estabelecimento agrega valor à marca. Convenhamos: a motivação é o principal combustível para a chegada de novos alunos. E o Instagram, uma rede que explora belas imagens no seu Feed, pode ser o espaço para aplicar essa estratégia de conteúdo de forma semanal ou quinzenal.

3. Stories: comece o dia motivando

Os stories do Instagram são uma ferramenta perfeita para academias engajarem, todo início de dia, seus corriqueiros, novos e potenciais alunos. Como? Colocando frases de motivação, lembrando-os que devem ir à academia e os benefícios que isso traz. Motivar alguém que pode interagir com o seu conteúdo resulta em vários benefícios.

4. Explore toda a plataforma audiovisual

O Instagram conta, principalmente, com o feed, stories, destaques e transmissões. Essas ferramentas ampliam as possibilidades - e é indispensável que você tenha fotos, vídeos e mesmo textos para dar dicas, mostrar resultados, fazer anúncios, criar campanhas… enfim: o Instagram tem um portfólio audiovisual que é perfeito para as academias.

5. Promoções e concursos

Curtir a página, divulgar o perfil nos stories e comentar na publicação. Essa é uma prática que deve acontecer no Instagram da sua academia. Para isso você precisa criar promoções e concursos, como mensalidades grátis, suplementos, materiais voltados ao mundo fitness, entre outros. O importante é gerar engajamento - fazendo com que os próprios alunos façam uma publicidade orgânica e ‘gratuita’.

6. Ótimo conteúdo é a solução

Todas as dicas que elencamos acima devem ser pensadas na mais importante de todas: conteúdo de qualidade. Por isso, algumas orientações podem te ajudar nesse sentido:

- Tenha frequência nos stories e publique, dia após dia, uma ou mais imagens da sua academia com uma boa resolução;
- Em imagens do feed, aposte em um design gráfico chamativo, pegando como exemplo o que o marketing digital das maiores redes do segmento utiliza;
- Nunca deixe de transmitir eventos, sorteios e promoções ao vivo, engajando ainda mais o seu público;
- Fale diretamente com os atuais ou futuros alunos, pois todo o seu perfil fitness do Instagram deve ser pensado para eles.


Conclusão

Com o Instagram você tem uma poderosa ferramenta de divulgação da sua academia. É possível, até mesmo, não gastar nenhum centavo. Mas, um pequeno investimento para patrocinar a página, profissionais de marketing digital que te ajudem, entre outras estratégias, podem te posicionar, desde o começo, como referência em academias e no mundo fitness.

Gostou das dicas? Fique de olho no blog da Total da Health para ter acesso a mais!