Blog Dicas sobre fitness

6 principais regras de etiqueta para academias

6 principais regras de etiqueta para academias

18 de Outubro de 2019

Além de equipamentos de qualidade e bons instrutores, um dos fatores mais importantes para manter a fidelidade dos clientes é a forma como os alunos se comportam dentro da academia. Por ser um local com grande circulação de pessoas, principalmente nos horários mais cheios, devem ser estipuladas algumas regras de etiqueta e convivência, para que todos consigam conviver da melhor forma possível e façam da academia um local agradável!

Se você quer saber quais os principais hábitos que devem ser incentivados em sua academia, leia o nosso conteúdo!

Educação em primeiro lugar

A educação deve vir de dentro, ou seja, dos seus funcionários. Treine-os para que eles recepcionem e se relacionem muito bem com os alunos, de forma alegre, bem-humorada e dedicando a atenção necessária. Dessa forma, você criará automaticamente esse hábito nos alunos e o ambiente da academia será transformado em um local agradável e de respeito mútuo.

Limpar os equipamentos

Principalmente no verão, a gente acaba suando bem mais durante os exercícios da academia. Não há nada pior do que chegar em um equipamento e ele estar molhado com o suor do aluno anterior. Por isso, disponibilize spray de álcool e panos em alguns pontos estratégicos da academia, para que o aluno limpe os equipamentos após o uso.

Lembre-se que o exemplo é a melhor lição, por isso, quando você estiver treinando, também pratique essas boas práticas de convivência dentro do espaço da academia.

Revezar os equipamentos

A hora de pico na academia, normalmente, é nos primeiros horários do dia e nos horários após as 18h, quando acaba o turno de trabalho. Com a academia lotada, acaba ficando inviável você fazer os exercícios se as pessoas não se dispuserem a revezar os equipamentos. Entre uma série e outra, incentive os alunos a oferecerem o aparelho para que outra pessoa possa fazer uma série.

Não grite

Às vezes, algumas pessoas acabam gritando enquanto fazem um exercício muito pesado, porém, é de bom tom sempre analisar para ver se esses gritos não atrapalham outras pessoas, afinal de contas, a academia é um local coletivo e gritar não é uma prática de respeito.

Por isso, quando você notar que o grito é constante, instrua o aluno a colocar menos peso e explique que, talvez, ele esteja exigindo muito do corpo dele.

Guardar os pesos depois de usar

Se ninguém guardar os pesos depois do uso, a sua academia virará uma bagunça em questão de algumas horas. Estipule e cobre essa regra dos alunos. Uma forma bacana de fazer isso, é identificar quem não guardou os pesos e estipular uma punição para o ato, como por exemplo, fazer flexões ou correr 1km.

Levar tudo isso num clima de amizade e de diversão é o segredo para manter o ambiente sempre agradável e mesmo assim, fazer os alunos entenderem a importância de seguir as regras.

Não jogar os pesos no chão

Além de poder quebrar o piso, dependendo da quantidade de peso, esse ato pode provocar algum tipo de lesão, caso o peso atinja outro aluno que esteja próximo. É perigoso e não é uma boa prática dentro da academia.

Para que essas regras de boas práticas sejam conhecidas por todos, sugerimos que você crie um folder instrutivo que seja entregue na hora da matrícula, esclarecendo todas as regras a todos os alunos!

 

Se você gostou do texto, compartilhe com seus funcionários! Você vai ver como essas práticas fazem diferença no dia a dia e na retenção de alunos!