Blog Dicas sobre fitness

Cansado dos treinos? A dança pode ser uma solução!

Cansado dos treinos? A dança pode ser uma solução!

01 de Julho de 2019

Falar que exercícios são bons para a saúde hoje já está se tornando quase um clichê. Exatamente por causa dos benefícios da atividade física, a academia é um dos locais mais frequentados, pois nela as pessoas recebem auxílio profissional para treinar o corpo de forma eficiente. 

No entanto, há um público que não consegue se identificar com esse ambiente, seja por vergonha ou até mesmo por achar chata a rotina de treinos. A boa notícia é que há uma solução para isso: aulas de dança. Quer saber como isso pode ser a solução para sua academia estar sempre cheia?


Por que algumas pessoas não gostam de academia?


O perfil do público que não gosta de academia geralmente é de pessoas que estão acima dos 40 anos. É possível entendermos por que isso acontece, uma vez que há um estereótipo de que a academia é apenas um local frequentado por jovens. Mas, como todo estereótipo, essa é uma visão equivocada, pois na academia há espaço para todas as faixas etárias, dependendo da atividade.

É claro que muitos jovens também não pensam em frequentar a academia, por pura preguiça ou por acharem que, sendo jovens, o corpo já está saudável e as práticas são desnecessárias. 

É aqui que entram as aulas de dança. Além de ser uma atividade física que ajuda na perda de peso, tem-se uma performance artística envolvida. Sem contar que o exercício funciona como terapia. Diferentemente da musculação, a dança, geralmente, é feita de forma coletiva. Isso estimula o desenvolvimento de amizades e a criação de laços sociais.

Quer saber mais por que a dança é uma ótima escolha? Use essas informações para atrair cada vez mais alunos!

Auxilia mesmo no emagrecimento: a dança é um exercício aeróbico (assim como correr e andar de bicicleta). Como tal, trabalha com a oxigenação do corpo. Logo, o coração acelera durante a atividade e, neste processo, o metabolismo também. Após 30 minutos de exercícios, a frequência cardíaca se estabiliza e o corpo começa a usar a gordura como energia. É isso o que ajuda no emagrecimento.
Mas vá com calma. Não pense em ter resultados satisfatórios de um dia para o outro. Tudo depende da frequência e da intensidade da dança. Em um adulto do sexo feminino, uma dança de aproximadamente uma hora é capaz de gastar cerca de 300 calorias.

Dá para escolher o ritmo ideal: existem danças mais adequadas para a perda de peso, como aquelas que combinam movimentos de ginástica com ritmos. São os casos da zumba e do pole dance, por exemplo. O mix da zumba é ideal para a movimentação, o que permite o estímulo do metabolismo. O pole dance, por sua vez, também necessita de muita movimentação dos músculos. A cada uma hora de pole dance, a estimativa é de perda de até 500 calorias.
Para quem prefere movimentos mais leves, a dança de salão pode ser a opção. Algumas modalidades, como o jazz ou o balé, por exemplo, tonificam o corpo. A dança do ventre também envolve a queima de calorias, além de ser uma opção divertida.

Melhora da autoestima: quem pratica dança consegue ter uma consciência melhor do próprio corpo, o que possibilita o ganho de confiança. É como se a pessoa tomasse sentido do que ela é, do que ela pretende ser no mundo, o que lhe oferece uma sensação de liberdade.

Melhora do humor: dançar faz com que o corpo relaxe, mesmo diante de situações estressantes. Assim, o estresse e a ansiedade são reduzidos. Ao longo do tempo, as mudanças são visíveis no humor e na própria qualidade do sono.


A dança é um trampolim para outras atividades


Como já mencionado, a dança faz com que a pessoa se sinta mais confiante para estar em outros espaços da academia. Com o passar do tempo, ela pode até associar a dança com outra atividade física. Além disso, muitas academias oferecem pacotes exclusivos de aulas de dança, o que facilita a conquista do público.

Então aproveite o seu espaço, trace estratégias e promoções e atraia alunos para sua academia!