Blog Dicas sobre fitness

Consumo de Carboidrato à noite: vilão ou mocinho?

Consumo de Carboidrato à noite: vilão ou mocinho?

20 de Setembro de 2019

Quem nunca ouviu falar que comer carboidrato a noite engorda ou faz mal? Com tanta preocupação com a saúde e com o ganho de peso, combinados ao excesso de informação encontrado na internet – que muitas vezes não é precisa –, surgem diversos conceitos como esse. Por isso, vamos discutir a questão: comer carboidrato à noite, pode ou não?

As dietas low carb

As dietas low carb subiram muito em popularidade nos últimos tempos. Elas surgiram a partir da ideia de que se uma pessoa come muitos carboidratos e açúcares, que são absorvidos pelo corpo rapidamente, o nível de glicose no sangue aumenta e se ganha mais peso. O corpo então precisa gastar essa energia, já que esse é o objetivo dos carboidratos, para que eles não sejam absorvidos e acumulados pelo organismo.

Então, a atenção se estende até o horário em que eles são consumidos. A maior preocupação é à noite, especialmente enquanto dormimos e o corpo entra em um estado de repouso. Isso diminui o metabolismo, e leva à ideia de que os carboidratos não serão absorvidos com a mesma eficiência, do que no café da manhã, por exemplo.

Parece fazer sentido, mas é verdade?

Carboidrato à noite é vilão ou mocinho?

Na verdade, não é o horário em que os carboidratos são consumidos que importa, mas sim a diferença de tempo entre o consumo. Normalmente, a manhã é um bom momento para comer, visto que nada foi consumido durante a noite. Mas, não tem nada errado em comer ao fim do dia, uma vez que você tenha respeitado um espaço de tempo sem consumi-lo. Por outro lado, se você come o dia inteiro, provavelmente vai ter problemas.

A explicação para isso é que, quanto maior o tempo sem consumir um nutriente, mais preparado o corpo está para absorvê-lo. É preciso respeitar, é claro, o volume mínimo que precisa ser consumido.

Por isso que consumir o carboidrato à noite pode até mesmo fazer bem. Pense bem, o carboidrato é a nossa principal fonte de energia e, sem ele, nosso corpo naturalmente demanda mais. Isso faz com que o apetite seja maior.

O que pode ser feito?

Como sempre, a resposta certa é o equilíbrio. Se você come uma lasanha inteira no jantar, um prato de macarrão, ou vários pães, sua refeição não foi a mais saudável.

Não existe problema em comer carboidratos à noite, mas o ideal é focar em carboidratos saudáveis e em uma quantidade que faça sentido. Esse nutriente não engorda mais do que nenhum outro, inclusive tendo o mesmo valor calórico da proteína e menos da metade da gordura.

Diversos estudos sobre o consumo de carboidratos à noite leva a conclusão de que ele não faz mal, pelo contrário. Por exemplo, um artigo produzido pela “The Obese Society”, concluiu que o grupo que consumia carboidratos à noite teve uma maior perda de peso.

Portanto, o objetivo deste artigo é falar que é bom consumir carboidratos à noite? Claro que não. O objetivo é mostrar que essa é uma opção que pode ser a melhor para a sua rotina. O ideal é ter uma dieta bem equilibrada em que todos os nutrientes são espalhados durante o dia, da forma que mais faça sentido para você.

Converse com um nutricionista e encontre o melhor ritmo para você. E de vez em quando, pode rolar até uma pizza em uma sexta à noite.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue visitando o nosso blog!