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Dores depois do treino: é normal?

Dores depois do treino: é normal?

11 de Outubro de 2019

Seja na fase inicial, quando mudamos a rotina de exercícios, seja quando a intensificamos, é comum sentirmos dores após o treino. Quem nunca ficou com dores que duraram de um a dois dias?

Mas, e então, será que essas dores são normais ou é melhor consultar um médico para verificar o que está havendo? Se você também tem esta dúvida, acompanhe a leitura e descubra!

Dores após o treino

A primeira coisa que você precisa saber é que as dores que costumamos sentir após o treino são normais. Portanto, nada de pânico, hein? Essa dor é chamada de dor muscular e pode durar cerca de 48 horas, ou seja, dois dias.

Ela é conhecida também como dor do dia seguinte, justamente porque aparece com maior intensidade somente no dia posterior ao treino.

Ela é fácil de identificar, uma vez que aparece na região em que treinamos. É resultado da sobrecarga dos músculos, o que causa inflamação. Em outras palavras, a força que empregamos nos músculos para treinar causa o rompimento de suas fibras.

É por isso que temos que dar um descanso ao corpo para que ele se recupere, cicatrizando a região afetada. O resultado disso, é um corpo mais resistente e forte para suportar os próximos treinos.

Mas e se a dor for insuportável?

É fundamental que o aumento da carga aconteça de forma progressiva, respeitando o tempo de recuperação do corpo.

Caso isso não seja observado, pode acontecer o que os profissionais da área de educação física chamam de overtraining, que é quando a pessoa faz mais exercícios, com peso excessivo, mais do que o seu corpo consegue suportar. O resultado é um corpo altamente dolorido e uma recuperação lenta, que pode durar mais de uma semana.

Nesse caso, recomenda-se procurar ajuda médica com o objetivo de suavizar a dor e fazer com que o corpo se recupere de forma mais rápida, a partir da ingestão de medicamentos.

Há algo que pode ser feito para minimizar a dor?

Para amenizar as dores do pós-treino existem algumas atitudes que você pode tomar. A primeira você já conhece, ainda que de forma implícita: aumentar a carga de forma progressiva, para evitar assim, o overtraining. Além desta, temos mais algumas dicas:

• Faça alongamentos antes dos treinos

Alongar-se antes do treino ajuda a relaxar a musculatura e melhora a circulação respiratória e sanguínea, fazendo assim, não só com que as dores sejam evitadas, mas também com que o treino proporcione ótimos resultados.

• Coloque uma compressa de gelo sobre a região dolorida

A compressa de gelo sobre a região dolorida ou com lesão é uma ótima maneira de suavizar essas dores. Ela melhora a circulação sanguínea e reduz o inchaço, auxiliando na recuperação.

Gostou deste conteúdo? Agora você já sabe que apesar de serem incômodas, as dores pós-treino apenas fazem parte do processo de desenvolvimento do seu corpo! Apenas tome cuidado para não pegar pesado demais!

Se quiser ler mais conteúdos como esse, continue navegando no blog da Total Health!