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Entenda como os treinos podem ser os melhores aliados contra ansiedade e depressão!

Entenda como os treinos podem ser os melhores aliados contra ansiedade e depressão!

12 de Setembro de 2019

Praticar exercícios físicos não só deixa uma pessoa ainda mais bonita e saudável, como também auxilia no combate à ansiedade e à depressão. Sabia disso? Acompanhe a leitura deste conteúdo e veja como os treinos podem melhorar a qualidade de vida de todos!

A prática de exercícios físicos como um auxílio no tratamento

É muito importante lembrar que é preciso procurar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica, para que o profissional competente diagnostique a situação real do paciente e, assim, prescreva o tratamento mais recomendado!

No entanto, a prática de exercícios físicos atua reduzindo os sintomas da depressão e ansiedade - problemas que afetam uma boa parte da população brasileira. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 23,9% da população brasileira são afetadas por esses problemas.

A depressão e a ansiedade são problemas do século XXI

Se você é um leitor atento, certamente já deve ter visto por aí em algum lugar que, tanto a depressão como a ansiedade são doenças do século XXI. Essas condições têm crescido e afetado uma grande parte da população, não só do Brasil, mas do mundo. 

Na verdade, é uma afirmação que entra em colisão com os séculos passados, principalmente no que diz respeito a história primitiva - aquela época em que as pessoas não ficavam paradas, saiam em busca de comida para elas e suas famílias.

Mas, no mundo moderno, no entanto, a maioria das pessoas tornou-se um ser sedentário, que vive, geralmente, sentado atrás de uma mesa, isolado do mundo — um dos territórios perfeitos para o surgimento da ansiedade e da depressão.

Como a prática de exercícios físicos atua contra a depressão e a ansiedade?

Um estado depressivo é desenvolvido, geralmente, quando estamos passando por algum momento de crise na nossa vida. A ansiedade, por sua vez, é um problema que tem origem na vida moderna, a qual é marcada por momentos de medo, desespero, preocupação excessiva e nervosismo. Claro, as causas podem ser mais profundas e sérias do que essas citadas. Não vamos cansar de falar aqui: É muito importante que se procure profissionais da área!

E como a prática de exercícios físicos pode ajudar? Ela nos força a desenvolver o foco, a disciplina, e, com isso, problemas comuns que nos incomodam passam ser minimizados. Isso reduz o estresse e, consequentemente, a tensão física e mental. Também contribui para que não pensemos em coisas negativas, distraindo nossa mente com o contato social na academia e com as metas que queremos atingir.

Mas vai além de algo mental ou psicológico. Quando treinamos, uma substância chamada serotonina, responsável pela sensação de recompensa ou prazer, é produzida em grande quantidade em nosso corpo, fazendo com que sintamos mais alegria naquilo que estamos fazendo. Tal sensação melhora o nosso bem-estar físico e mental, fazendo com que fiquemos mais felizes. 

A depressão e a ansiedade são doenças, e, em alguns casos, são mais graves que apenas um estado passageiro de tristeza ou preocupação. Como citamos acima, os exercícios físicos podem ajudar, e muito, a reduzir os sintomas, porém, em algumas situações é necessário a prescrição, por um profissional, de medicamentos para resolver esses problemas, ou mesmo de uma orientação de um psicólogo profissional! São problemas sérios que não podem ser negligenciados! 

Lembre-se de procurar ajuda especializada, e, também, uma academia, para que os sintomas sejam amenizados e você tenha força de vontade, seja para procurar ajuda, seja para descobrir que seu caso não era tão grave e foi possível se reerguer! Cuide de você!

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