Blog Dicas sobre fitness

Não erre na alimentação pós-treino

Não erre na alimentação pós-treino

08 de Janeiro de 2020

Você treina regularmente, faz tudo certo e mesmo assim o resultado não é o esperado? Talvez, você pode estar errando na alimentação pós-treino. Veja algumas dicas para não cometer os erros mais comuns e garantir um resultado mais rápido:


Evite comer demais


Um dos erros que você precisa evitar é exagerar na comida nesse período. Comer muito porque “perdeu calorias no treino” é um mito, porque o exagero no pós-treino pode levar ao acúmulo de gordura e comprometer o resultado.


Não exagere no carboidrato


O consumo de carboidrato no pós-treino é discutível. Mas saiba que muitos deles podem fazer muito mal! Além disso, a fome no pós-treino pode fazer você comer carboidratos além do necessário. Isso ocorre porque eles podem ativar em nosso corpo o desejo de comer mais (carboidratos ou doces e açúcares).


Consuma a quantidade certa de proteína


Mesmo que seu objetivo não seja o aumento da massa muscular, é bom lembrar que um dos benefícios da atividade física é aumentar e fortalecer o músculo (mesmo para quem treina apenas para a saúde ou para manter o peso). E isso só é possível se você consumir quantidades adequadas de proteína no seu pós-treino. É importante lembrar que a proteína após o treinamento (e ao longo do dia) é necessária. Não adianta se alimentar bem no pré e pós treino e não manter o suprimento de proteínas nos outros lanches e refeições.


Cuidado com a suplementação exagerada


Seja carboidratos, proteínas ou vitaminas, é sempre com ter um equilíbrio na suplementação. Se você deseja hipertrofia e exagera na suplementação de carboidratos ou proteínas, pode acumular gordura indesejada. Se você quer apenas perder peso, pode conseguir a quantidade adequada de proteínas em sua dieta! O suplemento de proteína neste caso também pode fazer você ganhar gordura.

Em relação às vitaminas e minerais, dependendo do treinamento e da dose, o consumo no pós-treino nem sempre é adequado. Além disso, consumir suplementos como multivitamínicos sem avaliação pode levar a problemas de saúde. É muito importante que eles sejam indicados por um profissional, médico ou nutricionista, e que sejam formulados de acordo com o seu corpo.


Bebidas alcoólicas, nem pensar


O consumo de bebidas alcóolicas pode piorar sua composição corporal, interromper a perda de gordura e até diminuir o condicionamento! O álcool pode agir aumentando os níveis de cortisol e reduzindo os níveis de testosterona. O cortisol alto favorece a perda muscular. Já um baixo nível de testosterona prejudica o ganho muscular.