Blog Dicas sobre fitness

Quer abrir um Studio Fitness? Veja 6 passos importantes para começar!

Quer abrir um Studio Fitness? Veja 6 passos importantes para começar!

17 de Maio de 2019

Montar um Studio de treinamento é atingir um público cada vez mais crescente no Brasil. O nosso país é o segundo maior mercado fitness do mundo, segundo dados de 2017 da Associação Brasileira de Academias, movimentando mais de US$ 2,4 bilhões de dólares por ano. 

Assim, se você está pensando em começar um negócio na área e decidiu por abrir um Studio, vamos te ajudar apresentando os principais passos. 

Como em qualquer outra empresa, é preciso entender questões que vão desde a abertura, passando pelo planejamento estratégico e financeiro, aquisição de equipamentos, profissionais, local, legislação, entre outros. 

Então, conheça os 6 passos mais importantes para começar agora mesmo a abrir o seu próprio Studio. 


1. Planejamento: o aspecto financeiro

O primeiro ponto é fazer a projeção de quanto será gasto para montar um centro de treinamentos. E isso agrega o aluguel, infraestrutura, possíveis reformas, equipamentos, profissionais a serem contratados e mais alguns gastos variáveis. Ao colocar tudo isso no papel é possível ter uma noção espacial sobre o investimento. Um bom e equipado Studio pode ser inaugurado a partir de um planejamento financeiro de R$ 50 mil.


2. Local e legislação

Com os valores assentados no papel (ou na sua planilha), vamos para o passo seguinte: a escolha do local e a legislação. Ambos devem cumprir uma série de requisitos, principalmente porque cada cidade pode ter leis específicas para as academias. Ao escolher o ponto ideal (que tenha acessibilidade, estacionamento, entre outros), é preciso verificar se tudo está dentro da legalidade para continuar a montar, efetivamente, um ótimo Studio.


3. Público e serviços oferecidos

Agora precisamos pensar no público-alvo, de acordo com faixa etária, condição social, horário disponível para as atividades e outras questões pontuais que delimitam a sua persona. Também, entenda quais serão os serviços oferecidos - musculação, aulas de dança, artes marciais, preparação de atletas - e, através deles, você pode traçar estratégias pontuais. Além, é claro, de definir o próximo passo da montagem do seu Studio.


4. Selecione quais equipamentos vão ser necessários e opte por qualidade

Uma academia, Studio, ou centro de treinamento que está iniciando não pode cometer o erro de comprar os equipamentos errados. Como está no começo, pode ser tentador escolher equipamentos muito baratos para equipar o Studio rapidamente e abrir suas portas. Mas eles podem sair caros no futuro, por precisarem de manutenção constante ou troca. Imagine perder alunos porque seus equipamentos estão quebrados? Isso vai te fazer perder dinheiro e ter uma imagem ruim, duas coisas que você não pode permitir, principalmente no começo do negócio. 

Depois que decidiu que atividades vai oferecer no seu Studio, poderá selecionar quais os equipamentos ideais. E tenha em mente que não é um “gasto”: é um investimento. É com esse investimento que seu Studio vai prosperar.

A Total Health pode te ajudar tanto na compra quanto no aluguel de equipamentos com excelente qualidade. Entre em contato, podemos conversar e te orientar nas melhores opções! 


5. Procure profissionais capacitados

Para complementar é preciso contratar profissionais que vistam a camisa do seu Studio Fitness. São eles que serão responsáveis pela dinâmica oferecida no local. Dessa forma, não é preciso ter muitas pessoas (principalmente para não inchar, no começo, as despesas trabalhistas), mas aquelas qualificadas. Personal trainers, professores de Educação Física, nutricionistas, professores de dança: de acordo com o serviço há sempre um bom profissional.


6. A divulgação do Studio Fitness

Durante todo o processo não se esqueça daquilo que será primordial no sucesso do negócio: a divulgação do seu Studio Fitness. Utilize das redes sociais, como Facebook e Instagram; faça ações promocionais físicas na sua cidade; tenha concursos e promoções para novos alunos. O importante é chegar à inauguração da sua academia com várias pessoas já o tendo como referência no mundo fitness - que, como dissemos, não para de crescer.

Agora que você já sabe os principais fatores para começar o seu Studio Fitness, é só arregaçar as mangas e começar! E a Total Health está aqui para te ajudar a equipar o seu Studio com o que há de melhor em equipamentos desenvolvidos com tecnologia e qualidade! Fale com a gente!