Blog Dicas sobre fitness

Respostas para desculpas que você usa para não treinar

Respostas para desculpas que você usa para não treinar

24 de Janeiro de 2020

Você já fez alguma atividade física hoje? Especialistas recomendam que devemos reservar, pelo menos, 30 minutos por dia (ou 150 minutos por semana) praticando alguma atividade física. Embora isso não pareça muito, com nossas vidas ocupadas, pode ser difícil ter este tempo. De fato, pesquisas apontam que apenas 5% da população mantém uma prática regular de exercícios.

Por isso, resolvemos listar as desculpas mais comuns que as pessoas usam para fugir da atividade física... E mais: uma resposta para cada uma delas, que vai te ajudar a manter-se em movimento este ano.


Desculpa: “Estou cansado”

Resposta: O exercício não gasta energia, ele te dá energia! Seu cérebro libera endorfinas, o que faz com que seu corpo sinta prazer. Você também estará fortalecendo seu coração e músculos. Além disso, você pode estar cansado por não estar dormindo o suficiente. O exercício regula o sono e ajuda seu corpo a descansar.


Desculpa: “Estou ocupado”

Resposta: O exercício ajuda você a se concentrar durante as outras 23 horas e meia do seu dia. Ele também pode reduzir o risco de depressão, e isso, por sua vez, pode ajudá-lo a encarar as tarefas com maior entusiasmo e eficiência.


Desculpa: “Estou entediado”

Resposta: Tente um exercício diferente. Ou faça a mesma atividade física de uma maneira diferente – percorra os mesmos 5 km em um local diferente, por exemplo (ou com uma nova playlist musical). Traga um amigo. Enfim, lembre-se: essa meia hora de atividade não significa que você precisa estar no modo “animal” na academia - pode ser um exercício simples, como dar um passeio.


Desculpa: “Me sinto inseguro com meu corpo”

Resposta: Ficar em forma ajuda você a se sentir melhor. É importante dizer que esses 30 minutos de atividade física por dia não precisam ser feitos em frente de atletas profissionais. .


Desculpa: “Me sinto inseguro sobre minhas habilidades”

Resposta: Comece com algo que você sabe. A maioria de nós sabe andar de bicicleta. Todos nós pulamos corda. Você não precisa fazer pegar pesado no supino ou movimentos avançados de ginástica desde o início. 


Desculpa: “Não está funcionando”

Resposta: Concentre-se no processo, não nos resultados. Um dos principais benefícios do exercício físico regular é ficar mais saudável e se sentir melhor em relação ao seu corpo. Mas lembre-se que a atividade é uma prática prazerosa. Encontre algo que você realmente goste de fazer, seja correr com um amigo, ir à academia ou apenas explorar seu bairro de bicicleta ou a pé. Se você sentir prazer no exercício em si, é muito mais provável que continue.


Desculpa: “Não gosto de acordar muito cedo”

Resposta: Exercite-se à tarde. Ou à noite. Ou mais tarde pela manhã. Ou treine para criar o hábito de malhar de manhã cedo. Não importa a hora escolhida, mas coloque esse período no seu calendário. 


Então, é isso! Todos nós sabemos que, mesmo em pequena quantidade, a atividade física regular traz benefícios enormes. No entanto, essas desculpas acima não mentem: poucos de nós estão se exercitando como os médicos recomendam. E você? Qual sua desculpa?