Blog Dicas sobre fitness

Tudo o que você precisa saber para montar uma academia em seu condomínio

Tudo o que você precisa saber para montar uma academia em seu condomínio

22 de Agosto de 2018


O condomínio precisa fazer tudo o que for possível para agregar valor para os moradores, e uma das melhores formas de conseguir isso é através da academia.

Cada vez mais as pessoas procuram essa solução para ter uma vida saudável e se manter em forma, porém, com a correria do dia-a-dia, é difícil encontrar tempo para se deslocar até outro local para o treino.

Por isso, ter uma academia onde mora é tão valioso. Então, confira tudo que você precisa saber para montar uma academia no seu condomínio.

Como montar uma academia no condomínio?

Existem diversos aspectos importantes para considerar ao estabelecer uma academia em um condomínio. O primeiro deles, é em relação ao próprio espaço. Para começar, ele precisa estar relacionado ao tamanho do condomínio e à expectativa das pessoas que irão usá-lo.

Ou seja, o espaço não pode ser muito pequeno de modo que, especialmente em horas de pico, os moradores fiquem apertados. Porém, não adianta ter um espaço muito grande, que não será usado da melhor maneira.

Além disso, também é importante pensar no piso. O material adequado é importante para garantir a preservação dos equipamentos, e do espaço, controlar o barulho através da acústica e eliminar possíveis acidentes e lesões.

Os equipamentos ideais

As academias mais completas possuem uma gama muito diversa de equipamentos à disposição de seus sócios. Evidentemente, é muito difícil ter uma academia tão sofisticada assim dentro de um condomínio.

Porém, ao fazer a seleção inteligente de equipamentos, é muito tranquilo montar uma academia completa e diversificada para os moradores. Portanto, é preciso se atentar aos equipamentos mais importantes, já que muitas vezes, o condomínio não terá verba para tudo.

O que não pode faltar é:

Bicicleta Ergométrica
Barras
Bancos reclináveis
Colchonetes
Equipamentos de musculação
Esteiras 
Halteres
Tornozeleiras

O equipamento ideal também deve ter o máximo de qualidade, portanto, fique bem atento à empresa que será escolhida para isso. É essencial ter o acompanhamento de um profissional na área para que ele possa orientá-lo corretamente na hora da compra.

Como adquirir os equipamentos?

Por fim, é preciso decidir como eles irão ser adquiridos. Nesse momento, existem algumas dúvidas, especialmente em relação a comprar os produtos direto da fábrica, ou não. A escolha depende do condomínio. A fábrica traz vantagens como preços acessíveis e uma garantia que geralmente cobre um período maior de tempo. Porém, opções específicas podem ser consideradas a cada caso.

Ter uma academia no condomínio é uma excelente forma de agregar valor ao conjunto. Além de melhorar a vida dos moradores, dando uma opção mais cômoda para fazer exercício e ter mais saúde, ainda é um investimento, já que atrai novos moradores e aumenta o valor geral do condomínio.