Blog Dicas sobre fitness

Você está pronto para reabrir sua academia?

Você está pronto para reabrir sua academia?

20 de Abril de 2020

O Brasil vive hoje (juntamente com 6 em cada 10 habitantes da Terra) uma quarentena em razão do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as academias permanecem fechadas para seguir as orientações das autoridades de saúde. Mas a sua academia está pronta para receber os alunos no primeiro momento, quando o distanciamento social for flexibilizado?

Por isso, temos algumas dicas de segurança para combater o risco de contaminação dentro de sua academia. São medidas da OMS e Ministério da Saúde e estão sendo adotadas em países onde as academias já estão reabrindo.


Kits de Limpeza


A distribuição de kits de limpeza em todos os ambientes da academia será essencial. Este material deve estar na recepção (próximo a catraca), área de treino, salas de aulas coletivas, piscinas e vestiário. O kit deve conter álcool gel 70% e toalha de papel com produto específico para higienização dos aparelhos.


Fechamento para higienização


A academia deverá ser fechada ao menos uma vez por dia (por, pelo menos 30 minutos) para higienização completa do espaço pela sua equipe de limpeza. No caso das piscinas, a higienização das balizas, escadas e bordas devem ser higienizadas antes de cada aula. Será necessário, também, disponibilizar um suporte para que cada aula possa pendurar sua toalha de forma individual.


Proteção individual


Toda sua equipe (professores, recepcionistas, equipes de limpeza, personal trainers, gerentes etc.) devem utilizar máscaras e luvas o tempo todo.


Precauções


É muito importante ficar atento e não autorizar a entrada de qualquer pessoa que apresente temperatura corporal acima de 37,8ºC. Por isso, é importante medir a temperatura de todos os colaboradores e alunos com um termômetro do tipo eletrônico à distância.

Para reduzir a aglomeração dentro da academia, será necessário limitar a entrada de alunos, permitindo a ocupação de uma pessoa a cada 4 metros quadrados de área. Além disso, o uso de equipamentos de cardio e armários deve ser reduzido em 50%, ou seja, mesclando entre um equipamento em uso e outro desativado.

Área de pesos livres e aulas coletivas devem conter delimitações com uma faixa o espaço em que cada aluno pode treinar, permanecendo a uma distância de cerca de 1,5 metro entre eles.


Outras recomendações importantes


O ar do ambiente deve ser renovado 7 vezes por hora, conforme já prevê a legislação.

Caso você utilize o sistema de leitor de digitais para acesso do aluno, um recipiente de álcool em gel 70% deve ser disponibilizado ao lado da catraca. Além disso, o aluno deverá ter a opção de acessar a academia informando seus dados pessoas (sem necessariamente utilizar o leitor).

Os bebedouros devem ser utilizados apenas para uso de garrafas próprias dos alunos.


Importante


A academia deve restringir o acesso apenas para alunos abaixo de 60 anos. Os alunos acima desta faixa etária devem ter a opção de “congelar” seus planos sem custos adicionais.

Outra dica importante e manter a comunicação com os colaboradores e alunos bastante clara, através de comunicados espalhados pela academia com todas as instruções que cada um deve seguir.